Músicas de Lounge

Lounge significa “lugar”, o estilo surgiu na década de 50 e foi conhecida como: música de restaurante, easy listening, música de elevador, de sala de espera, de coquetel por ser usada como música ambiente, geralmente era instrumental.
É um estilo de música de auto grau de sofisticação, entre os anos 50 até meados dos anos 70 era considerada chique, mas na década de 80 e 90 foi classificada música brega e kitsch.
O gênero voltou em voga novamente no ano 2000, ocupando os mais requintados ambientes como os desfiles de modas nas importantes capitais mundiais e também em eventos de design como a semana de Milão. É uma tendência musical do futuro pois está cada vez conquistando espaço na Europa e agora nos Estados Unidos.
Pode se dizer que é um estilo musical que faz a junção do analógico com o digital, uma verdadeira mistura de criatividade que sempre nos surpreende. O que  torna a música lounge diferente é o fato de não ser muito pop, não ter um apelo comercial, na maioria são criadas por DJ para eventos específicos e são ouvidas em rádios exclusivas para um público formado, tornando-as com um valor agregado.

A música lounge pode ser calma como no caso do Chillout, Nu-Jazz e Downtempo, não confudam com o gênero New Age.
Pode ser dançante também como no estilo Nu-Disco, House e Trance que está cada vez mais presente nas festas mais moderninhas e descoladas da Europa pela sua riqueza dos arranjos de instrumentos e sua complexidade.
Aqui no Brasil ainda está começando a chegar através de jovens e empresários que passam boa parte na Europa e acabam gostando do estilo e trazem na sua bagagem cultural para cá esse elegante estilo musical.

Existem muitas bandas de música lounge que trabalham com o remake de músicas atuais e antigas, ficando às vezes até melhor que a versão original. Esses remakes são muito interessantes, pois costuma-se pegar uma música atual e transformar numa versão que a deixa parecida com uma música dos anos 60 e 70. Ou uma música antiga na voz de outro cantor ou cantora remixando com o eletrônico e deixando como uma nova roupagem.