10 tendências para pequenos e médios eventos que você deve ficar de olho

Produtores de eventos que seguem as principais tendências do mercado são mais capazes de antecipar eventuais problemas. Além disso, o preparo permite que a organização de eventos aconteça de modo eficiente, uma vez que é importante conhecer as novidades no setor e incorporar cada nova possibilidade de produzir eventos de pequeno e médio porte.

Para que você consiga produzir eventos que se tornem referência de qualidade, confira abaixo 10 tendências para pequenos e médios eventos que você deve ficar de olho:
1. Hibridismo

Os eventos híbridos são aqueles que mesclam ações virtuais com presenciais, como os eventos com o auxílio de conferências em vídeo, por exemplo. O grande benefício dos eventos híbridos é o baixo custo, afinal, é possível realizar eventos ao mesmo tempo em que se economiza no valor de passagens, em hospedagens de palestrantes, entre outras despesas. Tudo isso com a possibilidade de alcançar um público abrangente, visto que o hibridismo permite que a interação humana ocorra tanto de modo virtual como presencial, garantindo uma conectividade que pode ser transmitida ao vivo ou pode ser previamente gravada.
2. Diferenciação na oferta de comida e bebida

Mesmo que os alimentos e as bebidas oferecidos em um evento sejam apenas elementos coadjuvantes, é fundamental que tais itens sejam de alta qualidade, caso contrário, os frequentadores do evento ficarão insatisfeitos. Muitos produtores resolvem economizar na hora de definir os alimentos que serão servidos como aperitivos, porém, tais produtores devem levar em consideração o peso que coisas simples como lanches distribuídos ao público podem ter sobre a opinião dos participantes em relação à aprovação do evento.

A maioria das pessoas percebe quando as comidas e bebidas de um evento foram escolhidas sem muito cuidado. Por conta disso, tenha atenção ao selecionar os alimentos e tente oferecê-los de um jeito diferenciado, o que realçará a qualidade dos mesmos. Alimentos saudáveis, por exemplo, são bastante apreciados, principalmente se também forem apetitosos.
3. Engajamento social

As redes de relacionamento estão aí não apenas para a utilização pessoal, mas também para que marcas e companhias estabeleçam uma comunicação mais imediata e eficaz com seus clientes e consumidores. O mesmo pode ser dito de produtores de eventos, que podem aproveitar as vantagens das mais distintas mídias sociais para atrair pessoas para eventos, identificar os pontos fracos e fortes de cada evento, entre muitas outras aplicações.

O ideal é conhecer bem as redes usadas e focar as ações nos objetivos estabelecidos. No caso de aumentar o engajamento social, sites como Facebook, Twitter, Google+ e YouTube costumam gerar resultados positivos.
4. Conexão mobile

Outra maneira de engajar os eventuais participantes de eventos é disponibilizar uma conexão por meio de dispositivos móveis. Portanto, planeje ações que façam uso de recursos e ferramentas de equipamentos como smartphones e tablets. Assim, os frequentadores poderão obter informações em tempo real quando checarem seus aparelhos, podendo avaliar os serviços, fazer comentários nas páginas dos eventos, etc.
5. Opções inusitadas

Claro que boa parte do público prefere opções tradicionais, mas nada impede que você desenvolva eventos que forneçam alternativas inusitadas aos frequentadores. Quanto mais criativo você for, mais fácil será colocar em prática ideias que fogem do convencional. No mínimo, você chamará a atenção das pessoas, que estão cada vez mais abertas a sugestões diferentes para pequenos e médios eventos.
6. Consciência ambiental

Uma das maiores tendências atuais é a realização de eventos ecologicamente corretos. Logo, é essencial ter consciência ambiental no momento de tomar determinadas decisões, como o tipo de papel utilizado na divulgação (é possível recorrer a materiais recicláveis) e parcerias para reaproveitar materiais usados no evento. Medidas simples como incentivar a ingestão de bebidas em um copo único (sem que as pessoas joguem fora copos toda vez que a bebida acabar) podem ser muito vantajosas para o ambiente e também para a imagem de quem oferece e organiza o evento em questão.
7. Regalias

Se um evento é situado em um local que não oferece acesso gratuito a conexão wireless, a probabilidade de haver uma grande quantidade de críticas quando os frequentadores estiverem em casa será bem maior. Esse é somente um exemplo de regalia básica que pode ser fornecida para que os participantes se sintam melhores durante um evento.
8. Filantropia

Nem todos os eventos precisam ter componentes voltados para ajudar questões sociais, porém, é recomendável investir nesse tipo de ação se você deseja atrair olhares favoráveis para um evento. Em geral, a popularidade de eventos que possuem características filantrópicas tende a ser bem expressiva.
9. Feedback em ação

Outra tendência é considerar o feedback do público e colocar as ideias, críticas e sugestões em prática. Mais do que isso, é importante mostrar para as pessoas que a opinião delas conta para a criação de eventos. Dessa forma, os participantes de eventos ficarão mais estimulados e se comunicarão com você mais frequentemente.
10. Decoração customizada

Por fim, uma medida simples é investir em uma decoração customizada, tentando aproveitar todo o espaço disponível para o evento. Além disso, o uso de tecnologias pode ressaltar a criatividade dos organizadores do evento, uma vez que projetores, televisões de tela plana e outros equipamentos deixam qualquer evento com um ar mais moderno.

Agora que você conhece 10 tendências para pequenos e médios eventos que você deve ficar de olho, tente colocar tais tendências em prática, para que os próximos eventos realizados por você se tornem referência para outras pessoas e até para a concorrência, que estará em desvantagem!

Escrito por:


Jornalista especializada em redação para web, diretora e editora da agência Textual Conteúdo. Com 13 anos de experiência na área, gosto de escrever sobre tudo, mas principalmente sobre tecnologia, internet, música e entretenimento.